16 jun 2015

Impressoras e suas diferenças

Impressoras térmicas e tradicionais possuem muitas diferenças entre si, começando pelo uso do cartucho de tinta. As térmicas não precisam dos cartuchos e, ao contrário das tradicionais, fazem a transferência direta de cor através dos Ribbons, uma

A principal diferença entre as impressoras tradicionais e térmicas está no uso do cartucho de tinta. A impressora térmica não precisa de cartucho, já que a impressão é feita em papel térmico – impregnado com substâncias químicas que mudam de cor quando expostos ao calor.

Ao contrário das impressoras tradicionais, as térmicas fazem a transferência direta de cor através dos Ribbons, uma fita preta ou colorida feita de silicone que transfere a coloração para o papel através do calor. Com ela é possível a impressão, a baixo custo, de etiquetas, código de barras, extratos, recibos e comprovantes.

As impressoras térmicas são mais utilizadas por empresas que necessitam de técnicas e estratégias relacionadas a automação comercial, como indústrias, hospitais, supermercados e varejos no geral. Elas podem ser robustas ou de pequeno porte. Na hora da compra da impressora, o tamanho do equipamento varia de acordo com a atividade fim.

Dentre os modelos oferecidos pela TS Suprimentos estão:

- Pequeno porte: Zebra TLP 2844;

- Médio porte: Zebra S4M;

- Grande porte: Zebra ZM400 e Zebra ZM600.

 

Largura/Velocidade/Resolução

Existe uma diferença entre a largura de impressão e largura do papel ou etiqueta. É preciso se ater a ambas para não ocorrerem erros. Se sua impressora é, por exemplo, a Zebra TLP 2844, a largura máxima de etiqueta é de 108 mm e a largura máxima de impressão é de 104 mm.

Quando se trata de velocidade de impressão, esses equipamentos costumam chegar a 254 mm/s. Mas existem aqueles que podem atingir 300 dpi de resolução com uma velocidade menos acelerada: 203 mm/s.

Já a qualidade de impressão é medida pela quantidade de pontos pretos ou coloridos. As impressoras Zebra dispõem de design e definição de DPI (pontos por polegada, de Dots Per Inche), que variam, de acordo com o modelo, entre 203 dpi’s até 600 dpi’s.

MAIS LIDAS

VoIP: tecnologia e economia para comunicações na sua empresa
Facilitando a vida: coletores de dados
5 passos ao escolher um leitor de códigos de barras

MAIS COMENTADAS

Em busca do Ribbon ideal
Dicas para manter o bom funcionamento das impressoras
Etiquetas que garantem a segurança nos Laboratórios

MAIS RECENTES

VoIP: tecnologia e economia para comunicações na sua empresa
Mais uma inovação Zebra: plataforma Link-OS
5 passos ao escolher um leitor de códigos de barras
Zebra: a melhor escolha de impressão